quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Projeto Pescar promove encontro de jovens em Caxias do Sul

Os 240 jovens participantes do Projeto Pescar na Serra terão um dia diferente nesta sexta, 17 de setembro. Eles deixarão as apostilas de lado por algumas horas para uma atividade de integração. Os jovens estarão reunidos na sede da Mundial S.A., em Caxias do Sul, a partir das 8h30min, para o Encontro de Jovens do Projeto Pescar 2010. O Pescar é uma rede de franquias sociais que desenvolve uma proposta educacional, por meio de cursos básicos, com o objetivo de assegurar possibilidades de inclusão social para jovens.

O tema do encontro é Qualidade de Vida, e o lema, Valorização da Pessoa. As atividades iniciam com uma integração entre as Unidades. Após acontece uma sensibilização, que será ministrada pelo Frei Jaime Bettega. À tarde, os jovens irão participar de um circuito com oficinas de dança flamenca, teatro, técnica vocal, esporte, massagem, leitura, saúde, nutrição, postura e capoeira. As oficinas serão ministradas por parceiros do projeto.

“Vamos dividir os participantes em equipes e cada equipe será batizada com nomes como Respeito, União, Atitude, etc. Esses são os valores que os jovens aprendem no projeto. O nosso objetivo com esse encontro é integrá-los e apresentar alternativas existentes na área da cultura e do lazer, como sugestões de caminhos que podem ser seguidos”, explica a Orientadora do Projeto Pescar do Hospital Pompéia e uma das organizadoras do encontro, Patrícia Carla da Silva Nienow.


Hospital Pompéia oferece curso de Auxiliar Administrativo
Entre os jovens que irão participar do encontro, estão as 16 alunas do curso de Auxiliar Administrativo, subsidiado pelo Hospital Pompéia com apoio de empresas do município. O Pompéia é a única instituição de saúde do Brasil parceira da iniciativa. As aulas são ministradas por professores voluntários, alguns funcionários do próprio hospital, num total de 800 horas. Durante as aulas, as jovens estão aprendendo informática, atendimento ao público, empreendedorismo, inglês, entre outras disciplinas.

“O projeto tem 40% dos conteúdos voltados para o desenvolvimento profissional e 60% para o desenvolvimento pessoal. Procuramos formar cidadãos. Nem todos são contratados pela empresa onde realizaram o curso, mas têm grandes oportunidades de serem contratados por outras empresas”, explica Patrícia.

A formatura desta turma do Hospital Pompéia está prevista para novembro. Também em novembro devem ser abertas as inscrições para a turma de 2011 no HP. Cada empresa parceira do projeto organiza o seu calendário de inscrições.

Para participar do Pescar é preciso ter entre 16 e 19 anos e estar estudando. Os candidatos passam por provas de português, matemática e redação, e entrevista socioeconômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário