terça-feira, 21 de setembro de 2010

Doação de Órgãos: oportunidade de recomeçar

Este é o slogan da 12ª Semana Nacional de Doação de Órgãos que acontece no Hospital Pompéia entre os dias 21 e 25 de setembro. Uma série de atividades está programada para esses dias. A semana marca a passagem do Dia Nacional da Doação, em 27 de setembro. O objetivo da ação é conscientizar e informar a população sobre a doação de órgãos. A Semana é realizada em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde e Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

A abertura oficial será na terça-feira, dia 21 de setembro, a partir das 14h, na Câmara de Vereadores. Na quinta-feira, dia 23, acontece a Ação Social, em frente ao Pompéia. Os alunos da Escola de Educação em Saúde do HP estarão realizando medição de pressão arterial e testes de glicose de forma gratuita, durante todo o dia. Na sexta-feira, dia 24 de setembro, acontece o Jogo pela Vida, partida de futebol de areia envolvendo profissionais da área da saúde e transplantados. A Semana encerra no sábado com a VIII Caminhada pela Vida. A saída está prevista para às 9h30min, do Hospital Pompéia com destino ao Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos). No parque, serão realizadas apresentações musicais.

“O foco desta campanha é conscientizar para a doação. Queremos envolver também o público interno dos hospitais, médicos e funcionários, porque muitas vezes, eles têm dificuldades em identificar os possíveis doadores entre os pacientes que chegam ao hospital”, explica Juliana Cadore, coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Pompéia (CIHDOTT).

O Pompéia é referência na captação de órgãos e tecidos no Rio Grande do Sul. Até agosto de 2010, 60% dos pacientes com morte encefálica diagnosticada realizaram a doação. O processo de captação é realizado pela CIHDOTT, que conta com uma equipe de profissionais treinados para auxiliar no diagnóstico de morte encefálica e realizar a abordagem com a família do paciente.

Um comentário:

  1. Olá blogueiro,
    É muito importante também incentivar a doação de órgãos e conscientizar as pessoas sobre a importância deste gesto de solidariedade.
    Para ser doador de órgãos não é preciso deixar nada por escrito. O passo principal é avisar a família sobre a vontade de doar. Os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. Divulgue a ideia e salve vidas!
    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir